ACERCA DO CARCINOMA BASOCELULAR:
DIAGNÓSTICO

Se o seu prestador de cuidados de saúde suspeitar que tem um carcinoma basocelular (CBC), deve ser encaminhado para um dermatologista. Se o seu CBC for diagnosticado precocemente, geralmente pode ser tratado no consultório do dermatologista numa única consulta.

 

Processo para diagnóstico de CBC

  • O seu dermatologista fará um historial médico, abordando o seu historial de exposição solar, qualquer outra informação médica relevante, e o seu historial (assim como o da sua família) de quaisquer outros cancros da pele
  • O dermatologista pode sugerir um exame completo da pele da cabeça aos pés para pesquisar outras áreas eventualmente problemáticas. Pode sempre pedir ao seu dermatologista que faça um exame deste género se ele/ela não o sugerir e se não o tiver feito recentemente.
  • O dermatologista determinará se necessita de uma biopsia da pele. Ele irá anestesiar a pele e retirar parte ou toda a zona afetada. A biopsia é a única forma de saber se a mancha é realmente cancro ou não. Essa amostra será examinada por um especialista que analisará o tecido sob o microscópio.

Preparação para uma consulta de Dermatologia para uma Suspeita de Cancro de Pele

O seu dermatologista irá rever consigo o procedimento de biopsia, discutir os potenciais riscos e benefícios, responder às suas perguntas, e obter o seu consentimento antes de fazer a biopsia. Na maioria dos casos, uma biópsia pode ser completada numa consulta de ambulatório. Pode deixar uma pequena cicatriz. O seu dermatologista irá fornecer-lhe detalhes específicos antes do procedimento

Após a biopsia estar concluída, será enviada para um laboratório de patologia onde será examinada por um patologista ou dermatopatologista sob um microscópio para determinar se se confirma o diagnóstico de cancro da pele. Um patologista é um profissional médico que utiliza testes laboratoriais e avaliação direta de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Um dermatopatologista é especializado em patologia da pele, uma subespecialidade de patologia e dermatologia.

O que é que o Relatório de Patologia me dirá?

O especialista que analisa a sua biópsia escreve um relatório chamado relatório de patologia. O relatório de patologia conterá algumas informações chave sobre a biópsia, tais como as seguintes:

  • Se o especialista pensa que é cancro ou não
  • Se for cancro, que tipo é
  • O estádio do cancro com base nas características do tumor
  • Se o cancro tem alguma característica de “alto risco/agressivo”

Poderá pedir uma cópia do seu relatório de patologia.