ESTADIAMENTO DO CARCINOMA BASOCELULAR:
UMA DESCRIÇÃO PRÁTICA

Uma das primeiras etapas para determinar o seu plano de tratamento é estabelecer o estádio do seu cancro. Uma vez que o carcinoma basocelular (CBC) tem um baixo risco de disseminação, mas tende a ser recorrente, tem um sistema de estadiamento único (ver Barra lateral da Ciência), que se baseia principalmente nas características de risco e se o CBC é difícil de tratar.

 

CBC de baixo risco, CBC local

CBC mais pequeno, sem características de alto risco

CBC de Alto risco, CBC local

Tumores localizados que têm uma ou mais características de alto risco

CBC Avançado

CBC que é localizado e difícil de tratar ou que se espalhou (metastastizou). Aproximadamente 1%-10% dos CBCs são considerados avançados. Os CBCs são frequentemente considerados avançados quando são:

  • Grandes em tamanho
  • Invasivos
  • Localizados em zonas difíceis de tratar
  • Propagação recorrente e multifocal (com propagação horizontal)

É provável que os CBCs sejam difíceis de tratar em certas populações, como por exemplo:

  • Pessoas com síndromes genéticas
  • Os idosos frágeis
  • Doentes com outros problemas de saúde
  • Doentes com baixo estado funcional (não são capazes de cuidar de si próprios)

A doença avançada também pode ser usada para descrever CBCs que se metastizam  (espalham). Esta é apenas uma pequena proporção – estimada em menos de 0,55% (ou um em cada 200) de CBCs que metastizam. Para esclarecimento adicional, ver abaixo.

Barra lateral de ciência

Estadiamento de CBC: Trata-se principalmente de Risco

O estadiamento do CBC é menos formal do que o de outros tipos de cancro. Em oncologia, o sistema de estadiamento mais utilizado (e reconhecido) é o sistema da American Joint Committee on Cancer (AJCC). É possível que já tenha ouvido falar de cancros em estadio I, II, III ou IV com base neste sistema, que considera os seguintes factores:

  • Tamanho do tumor (T) e se este se aprofundou em estruturas ou tecidos próximos, tais como o osso
  • Presença/grau de propagação (metástase) aos gânglios linfáticos próximos (N)
  • Presença de propagação (metástase) para partes distantes do corpo (M)

Como o CBC raramente se dissemina para outros locais, a classificação acima não é muito útil. O CBC é classificado em 3 grupos com base no prognóstico (o resultado provável ou a evolução de uma doença; a hipótese de recuperação ou recorrência). Duas destas categorias são as de baixo risco e uma de alto risco. Neste caso, o risco baseia-se na probabilidade de o CBC voltar a aparecer no mesmo local (recidiva) ou continuar a crescer e a causar danos adicionais nos tecidos. A terceira classificação é o CBC avançado, que é o CBC difícil de tratar ou que se espalhou.

CBC regional:

A doença regional (classificação de N) é caracterizada pelo cancro que se propagou aos gânglios linfáticos próximos. Como se mostra nas imagens, os gânglios linfáticos são estruturas pequenas, em forma de semente, que contêm aglomerados de células imunitárias. A sua função é filtrar a linfa, que ajuda a limpar o material residual dos tecidos e a entregar glóbulos brancos para combater infeções. Os gânglios linfáticos são encontrados em todo o corpo, nomeadamente no pescoço, axilas e virilhas. As células cancerosas propagam-se frequentemente desde o tumor primário até ao gânglio linfático mais próximo, antes de viajarem para outras partes do corpo.

Como é diagnosticada a doença regional?

Se o gânglio linfático estiver inchado ou se os gânglios linfáticos forem identificados por imagem, então o médico colherá uma amostra do gânglio linfático para teste através de

  • aspiração com agulha fina, em que uma agulha fina oca é encaixada numa seringa para retirar fluído/pequenas quantidades de tecido para examinar
  • biopsia com agulha oca, que utiliza uma agulha maior com um centro oco. Isto implica obter uma pequena secção de tecido, que lhe fornecerá mais informações
Cancro envolvendo os gânglios linfáticos. O diagrama mostra o tumor primário, bem como os gânglios linfáticos afetados.

A explosão solar amarela mostra o local do tumor primário no pescoço e espalha-se para o pulmão, fígado, e osso.

CBC Metastático  Distante

O M (metástase, distante) é a classificação que aborda a que outro(s) sítio(s) o cancro se propagou no corpo – além dos gânglios linfáticos mais próximos, num processo conhecido como metástase distante.

Como é diagnosticado o CBC metastático? Tipicamente, a disseminação de CBC é determinada por estudos de imagiologia tais como tomografia computorizada (CT) ou tomografia por emissão de positrões/tomografia computorizada (PET-CT). A metástase é uma ocorrência relativamente rara.

Termos chave:

A tomografia computorizada (TC) é um procedimento que utiliza um computador ligado a uma máquina de raios X para fazer uma série de imagens detalhadas de áreas no interior do corpo. As fotografias são tiradas de ângulos diferentes e são utilizadas para criar imagens tridimensionais (3-D) de tecidos e órgãos. Um corante pode ser injetado pela veia ou engolido para ajudar os tecidos e os órgãos a aparecerem mais claramente. Uma TC pode ser utilizada para ajudar a diagnosticar a doença, planear o tratamento, ou para saber o quão bem o tratamento está a funcionar. Também chamada TAC,  tomografia axial computorizada.

PET-CT é um procedimento que combina as imagens de uma tomografia por emissão de positrões (PET) e de uma tomografia computorizada (TC). As tomografias PET e TC são feitas ao mesmo tempo com a mesma máquina. As digitalizações combinadas dão imagens mais detalhadas de áreas dentro do corpo do que qualquer uma delas dá por si só. Uma tomografia PET-TC pode ser utilizada para ajudar a diagnosticar doenças como o cancro, planear o tratamento, ou saber como o tratamento está a funcionar. Também chamada tomografia computorizada por tomografia de emissão de positrões.

Discutir o seu Relatório de Patologia

Aqui estão algumas perguntas que pode fazer ao seu prestador de cuidados de saúde sobre o seu relatório de patologia.

Conversando com o seu médico sobre os resultados da biópsia

Que subtipo de CBC é que tenho?
Pode dar-me uma cópia do relatório de patologia?
Qual é o próximo passo?