TRATAMENTO DO CARCINOMA BASOCELULAR:
POR ESTÁDIO

Ao selecionar uma terapêutica para o seu carcinoma basocelular (CBC), você e o seu médico discutirão a fase da sua doença, quaisquer outras condições médicas que possa ter, e as suas preferências pessoais para diferentes tipos de terapêutica. Esta secção revê recomendações de terapêutica por fase e fornece algumas orientações sobre como ponderar a eficácia, segurança, comodidade, e outros fatores de tratamento que são importantes para si.

 

CBC de baixo risco, CBC local

Para CBC locais de baixo risco, as abordagens mais recomendadas são:

  • Curetagem e electrodisseção (C & E) (exceto em áreas que têm cabelo
  • Excisão cirúrgica padrão

O que acontece se estes procedimentos não eliminarem todo o tumor? Se a cirurgia não remover todo o cancro ou se a gordura for atingida durante o C & E, então tipicamente será realizada outra cirurgia. Se isso não for possível, então a radioterapia será considerada.

 

CBC local de alto risco

Se o seu tumor for de alto risco, é candidato a um ou mais dos tratamentos abaixo indicados:

  • Excisão cirúrgica padrão
  • Cirurgia de Mohs
  • Radioterapia

O que acontece se a cirurgia não conseguir remover todo o tumor? Se a cirurgia não remover todo o cancro, então outra cirurgia pode ser uma opção. Se isso não for possível, então a radioterapia, terapêutica sistémica, ou um ensaio clínico podem ser considerados. Além disso, por vezes, se tiver um tumor que tenha invadido os seus nervos, particularmente nervos grandes, a sua equipa de oncologia pode considerar dar-lhe radioterapia no contexto adjuvante para evitar que a doença volte.

 

CBC Avançado

 

CBC Localmente Avançado (difícil de tratar)

Se possível, os CBCs localmente avançados devem ser geridos por:

  • Cirurgia
  • Radioterapia

Se o CBC não puder ser gerido cirurgicamente ou se o CBC for extenso, o passo seguinte seria:

  • Terapêutica sistémica com um inibidor hedgehog (se a radioterapia curativa não for viável). A imunoterapia (cemiplimab) pode ser utilizada se não for um candidato apropriado para um inibidor hedeghog ou se progredir com um inibidor hedgehog. Ver Caixa de Considerações Clínicas “Quando é que preciso de uma equipa multidisciplinar para o meu CBC?

Se alguma destas abordagens não produzir resultados satisfatórios, poderá ser considerado um ensaio clínico.

 

Doença regional

Se o seu médico estiver preocupado que o seu CBC possa ter-se espalhado para além da pele, pode optar por fazer um TAC ou PET para o avaliar melhor. Embora o CBC raramente metastize, quando o faz, pode propagar-se aos gânglios linfáticos mais próximos, mas também se pode propagar a locais distantes rapidamente.

Depois do seu médico colher uma amostra do gânglio linfático através de aspiração com agulha fina ou biopsia e encontrar gânglios positivos, serão tomadas várias medidas. A sua equipa poderá fornecer radioterapia (se possível) e terapêutica sistémica, com um inibidor hedgehog. Se não for um candidato adequado ou progredir com um inibidor hedgehog, a imunoterapia (cemiplimab) pode ser utilizada. Se estas estratégias não funcionarem, o seu médico pode propor-lhe a participação num ensaio clínico.

 

Doença Metastática Distante

Se tiver CBC com doença distante, pode ser usada uma terapêutica sistémica com um inibidor hedgehog. Se não for um candidato adequado ou progredir num inibidor hedgehog, pode ser usada imunoterapia (cemiplimab). Se estas estratégias não funcionarem, o seu médico poderá convidá-lo a participar num ensaio clínico. A cirurgia ou radioterapia pode ser considerada para sítios sintomáticos (como cuidados paliativos, para ficar mais confortável ou assegurar o funcionamento normal).

Considerações clínicas

Quando é que preciso de uma equipa multidisciplinar para o meu CBC?

Na maioria dos casos de CBC, o seu dermatologista ou cirurgião especializado pode gerir a doença cirurgicamente. Mas se o seu tumor tiver características de alto risco, pode fazer sentido procurar um dermatologista que trabalhe num ambiente de equipa multidisciplinar, onde haja acesso facilitado a outros especialistas em oncologia de radiação, oncologia cirúrgica, cirurgia de cabeça e pescoço, e oncologia médica. Este cenário é tipicamente o caso de dermatologistas académicos ou dermatologistas associados a um centro de oncologia.

Se o seu dermatologista não conseguir curá-lo cirurgicamente, poderá ser necessária uma abordagem de equipa multidisciplinar para tratar o seu CBC. Situações típicas como esta incluem:

  • Tumores cirurgicamente desafiantes (ou de alto risco) na região da cabeça e do pescoço
  • Tumores que se encontram noutros locais difíceis de gerir cirurgicamente
  • O seu tumor é recorrente
  • O seu tumor não pode ser tratado com cirurgia ou radioterapia
  • Doença que se propagou à zona regional (o gânglio linfático)
  • Doença que se espalhou (metástase) para outras partes do seu corpo

Termos chave:

Cuidados paliativos: Alívio dos sintomas e do sofrimento causado pelo cancro e outras doenças potencialmente fatais. Os cuidados paliativos ajuda um doente a sentir-se mais confortável e melhora a qualidade de vida, mas não cura a doença.

Ponderar as suas opções de tratamento

Uma vez conhecidas as opções baseadas no estádio da sua doença, pode ponderar a eficácia, segurança, comodidade, , e outros fatores de tratamento que são importante para si. Considere rever a seguinte ficha de trabalho com o seu médico.

Clique aqui para descarregar oPDF da folha de trabalho abaixo

*Ao longo destas secções de tratamento, fazemos referências às estratégias de tratamento recomendadas. Consultamos a Academia Americana de Dermatologia (AAD) e as diretrizes da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) sobre estes tópicos. Estes grupos profissionais são as principais autoridades em matéria de gestão do cancro da pele. Para consultar estas diretrizes, consultar RECURSOS.