VIVER COM O CARCINOMA BASOCELULAR:
LIDAR COM OS EFEITOS SECUNDÁRIOS

Todos os tratamentos podem ter efeitos secundários. É importante saber que efeitos secundários esperar das terapêuticas de carcinoma basocelular (CBC) e como trabalhar com a sua equipa de saúde para os gerir.

 

Cirurgia

A cirurgia acarreta riscos a curto e a longo prazo. Esta secção não abrangerá os efeitos secundários a curto prazo da cirurgia, tais como hemorragias, reações adversas a medicamentos, ou dificuldade em fechar a ferida, porque estes estão associados ao evento cirúrgico imediato, e o seu médico irá provavelmente dar-lhe informações após a cirurgia abordando estas questões.

A cirurgia pode afetar diferentes sistemas corporais. Os danos nos nervos sensoriais podem ocorrer com a cirurgia, levando a dormência localizada, uma sensação de alfinetes e agulhas, ou queimadura ou dor intensa. Também podem ocorrer danos nos nervos motores, resultando em fraqueza ou paralisia. Em geral, se a área envolvida for pequena, o dano nervoso pode melhorar ou resolver-se em aproximadamente 12 meses. No entanto, por vezes, os sintomas neurológicos permanecem. Outra complicação de médio a longo prazo que pode ocorrer após a cirurgia é a infeção da ferida. A ferida pode também rasgar, ou a cicatrização pode ser lenta. É importante manter as suas consultas de seguimento com a sua equipa cirúrgica e relatar imediatamente quaisquer efeitos secundários. Os membros da equipa podem oferecer estratégias para abordar algumas destas complicações.

Linfedema (lim-fuh-dee-muh) é uma acumulação de linfa nos tecidos moles (inchaço) causada pelos danos/remoção dos gânglios linfáticos/canais linfáticos. Pode ocorrer quer a curto quer a longo prazo para doentes com CBC que tenham sido submetidos a cirurgia mais extensa. Um terapeuta de linfedema pode ajudar com cuidados de pele, massagem, ligaduras, exercícios, ou uma peça de vestuário de compressão. Este tratamento é chamado terapia descongestionante complexa (TDC). Para mais sobre a gestão específica do linfedema ver a secção “Tratando o linfedema” do website da American Cancer Society: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/lymphedema/for-people-with-lymphedema.html

Um dos maiores desafios com CBC avançado (para além da ameaça de maus resultados gerais) é o potencial para maus resultados cosméticos. Isto pode incluir a perda ou escurecimento da cor da pele, marcas de sutura, ou cicatrizes excessivas. Quando o CBC é altamente invasivo, o grau de desfiguração pode ser substancial. Ter um bom plano de reconstrução e acompanhamento com o cirurgião é importante. Num estudo, doentes com carcinoma espinocelular relataram uma qualidade de vida reduzida um mês após a cirurgia devido a dor, desafios funcionais e desafios cosméticos. É importante notar que esta resposta melhorou ao longo do ano após a cirurgia. Contudo, para os doentes com desfiguração, um plano agressivo de reconstrução e apoio e aconselhamento emocional pode ser muito importante.

Efeitos da radioterapia

Os efeitos secundários da radiação são geralmente limitados à área que foi irradiada e podem incluir:

  • Irritação da pele, desde a vermelhidão a bolhas e descamação
  • Alterações na cor da pele
  • Perda de cabelo na área a tratar
  • Um aumento a longo prazo de novos cancros cutâneos na área tratada com radiação
  • Danos nas glândulas salivares e nos dentes ao tratar os cancros perto da boca
  • Fadiga, alterações de sabor, dificuldade em  engolir, e uma glândula tiroide menos ativa (geralmente associada à radiação na cabeça e pescoço)

É importante falar com a sua equipa de radiologia sobre estratégias para lidar com estes efeitos secundários. Algumas abordagens de autocuidado que pode tomar incluem:

  • Descansar bastante e estabelecer uma boa rotina de sono
  • Comer uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
  • Cuidar da pele na área que recebeu radiação. Ter especial cuidado para a proteger do sol, calor e frio
  • Evitar irritar a pele, usando roupa apertada ou restritiva

Efeitos dos inibidores hedgehog

Há uma gama de efeitos secundários associados aos inibidores de hedgehog.

O efeito secundário mais importante a ser considerado com os inibidores hedgehog é a toxicidade embrionária, o que significa que estes medicamentos podem causar graves defeitos de nascença ou morte fetal. É importante que:

  • As mulheres com potencial reprodutivo utilizem contracetivos eficazes durante o tratamento com sonidegibe ou vismodegibe durante a terapia e durante 20 meses após a última dose de sonidegibe e 24 meses após a última dose de vismodegibe
  • Uma vez que estas drogas também podem ser encontradas no sémen, os homens devem usar preservativos para evitar a potencial exposição da drogas a parceiras grávidas ou parceiras com potencial reprodutivo durante o tratamento e durante oito meses após a última dose de sonidegibe e três meses após a dose final de vismodegibe

Aqui estão alguns dos efeitos secundários mais comuns dos inibidores hedgehog, bem como estratégias que pode empregar para lidar com eles: