VIVER COM CARCINOMA ESPINOCELULAR:
LIDAR COM OS EFEITOS SECUNDÁRIOS DO TRATAMENTO

Todos os tratamentos podem ter efeitos secundários. É importante saber quais os efeitos secundários que se podem esperar das terapêuticas para o carcinoma espinocelular como trabalhar com a sua equipa de saúde para os gerir.

 

Cirurgia

A cirurgia acarreta riscos a curto e a longo prazo. Esta secção não abrangerá os efeitos secundários a curto prazo da cirurgia, tais como hemorragias, reações adversas a medicamentos, ou dificuldade em  fechar a ferida, porque estes estão associados ao evento cirúrgico imediato, e o seu médico irá provavelmente dar-lhe informações após a cirurgia abordando estas questões.

A cirurgia pode afetar diferentes sistemas corporais. Os danos nos nervos sensoriais podem ocorrer com a cirurgia, levando a dormência localizada, uma sensação de alfinetes e agulhas, ou queimadura ou dor intensa. Também podem ocorrer danos nos nervos motores, resultando em fraqueza ou paralisia. Em geral, se a área envolvida for pequena, o dano nervoso pode melhorar ou resolver-se em aproximadamente 12 meses. No entanto, por vezes, os sintomas neurológicos permanecem. Outra complicação de médio a longo prazo que pode ocorrer após a cirurgia é a infeção da ferida. A ferida pode também rasgar, ou a cicatrização pode ser lenta. É importante manter as suas consultas de seguimento com a sua equipa cirúrgica e relatar imediatamente quaisquer efeitos secundários. Os membros da equipa podem oferecer estratégias para abordar algumas destas complicações.

O linfedema é uma acumulação de linfa no tecido mole (inchaço) causada pelos danos/remoção dos gânglios linfáticos/canais linfáticos. Pode ocorrer quer a curto quer a longo prazo para doentes com carcinoma espinocelular que tenham sido submetidos a cirurgia mais extensa. Um terapeuta de linfedema pode ajudar com cuidados de pele, massagem, ligaduras, exercícios, ou uma peça de vestuário de compressão. Este tratamento é chamado terapia descongestionante complexa (TDC). Para mais sobre a gestão específica do linfedema, ver a secção “Tratando o linfedema” do website da American Cancer Society: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/lymphedema/for-people-with- lymphedema.html

Um dos maiores desafios do carcinoma espinocelular  avançado (para além da ameaça de maus resultados gerais) é o potencial para resultados cosméticos desagradáveis. Isto pode incluir a perda ou escurecimento da cor da pele, marcas de sutura, ou cicatrizes excessivas. Quando o carcinoma espinocelular é altamente invasivo, o grau de desfiguração pode ser substancial. Ter um bom plano de reconstrução e acompanhamento com o seu cirurgião é importante. Num estudo, doentes com carcinoma espinocelular relataram uma qualidade de vida reduzida um mês após a cirurgia devido a dores, desafios funcionais e desafios cosméticos. É importante notar que esta resposta melhorou ao longo do ano após a cirurgia. Contudo, para os doentes com desfiguração, um plano agressivo de reconstrução e apoio e aconselhamento emocional pode ser muito importante.

Efeitos da Radioterapia

Os efeitos secundários da radiação são geralmente limitados à área que foi irradiada e podem incluir:

  • Irritação da pele, desde a vermelhidão à formação de  bolhas e descamação
  • Alterações na cor da pele
  • Perda de cabelo na área a tratar
  • Um aumento a longo prazo de novos cancros cutâneos na área tratada com radiação
  • Danos nas glândulas salivares e nos dentes ao tratar os cancros perto da boca
  • Fadiga, alterações de sabor, dificuldade em engolir, e uma glândula tiróide menos ativa (geralmente associada à radiação na cabeça e pescoço)

É importante falar com a sua equipa de radiologia sobre estratégias para lidar com estes efeitos secundários. Algumas abordagens de autocuidado que pode adotar incluem:

  • Descansar bastante e estabelecer uma boa rotina de sono
  • Comer uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
  • Cuidar da pele na área que recebeu radiação. Ter especial cuidado para a proteger do sol, calor e frio
  • Evitar irritar a pele, usando roupa apertada ou restritiva

Efeitos da Imunoterapia

Os inibidores de pontos de controlo imunitários como o cemiplimab e o pembrolizumab revitalizam o sistema imunitário e causam uma série de efeitos secundários. Estes podem ser considerados autoimunes por natureza. A figura seguinte mostra os sistemas corporais que podem estar envolvidos.

Os  efeitos secundários associados à imunoterapia são problemas pulmonares, hepáticos, cutâneos, neurológicos, cardíacos e oculares; inflamação gastrointestinal; e problemas hormonais que afetam as glândulas como as glândulas suprarrenais, pituitárias, tiróideas, e o pâncreas. Os efeitos secundários graves ocorreram em aproximadamente um quarto ou menos dos doentes em ensaios clínicos de imunoterapia.

Com imunoterapia, a redução da dose não é geralmente recomendada. A gestão destes efeitos secundários envolve tipicamente a interrupção da imunoterapia e depois a gestão do efeito secundário. Em muitos dos casos moderados, os corticosteroides são utilizados para silenciar o sistema imunitário, e seguidamente  a imunoterapia pode ser reiniciada. Mas em casos graves, o tratamento pode ter de ser descontinuado.

Não seja severo!

Enquanto estiver a tomar cemiplimab, deve comunicar qualquer alteração na forma como se sente à equipa que o acompanha o mais rapidamente possível. A equipa irá investigar o que está a acontecer e gerir quaisquer efeitos secundários relacionados com o medicamento antes que estes progridam ou se tornem graves. Não tente “resistirr”, uma vez que o sistema imunitário precisa de ser acalmado. Estes efeitos secundários imunológicos podem ocorrer em qualquer fase do tratamento ou mesmo após o mesmo, pelo que é necessário permanecer vigilante.

Os seguintes vídeos educativos, cortesia da Iniciativa IO Essentials, apresentam especialistas em oncologia discutindo vários efeitos secundários associados à imunoterapia.

 

Neste vídeo, Eric Whitman, MD, FACS, do Sistema de Saúde do Atlântico, dá dicas aos doentes sobre a utilização adequada de corticosteroides para eventos adversos relacionados com a imunidade.

 

Neste vídeo, Jessica Mitchell, APRN, CNP, MPH, da Clínica Mayo, discute a diarreia e colite (inflação do cólon) que podem ocorrer com inibidores do ponto de controlo imunitário.

 

Neste vídeo, Eric D. Whitman, MD, FACS, comenta sobre o sintoma comum de fadiga e como isso será trabalhado no doente que recebe inibidores do ponto de controlo imunitário.

 

Neste vídeo, Laura J. Zitella, MS, RN, ACNP-BC, AOCN®, da Universidade da Califórnia, São Francisco, discute o hipotiroidismo e quais os doentes que recebem inibidores do ponto de controlo imunitário que devem estar atentos.

 

Neste vídeo, Laura J. Zitella, MS, RN, ACNP-BC, AOCN®, da Universidade da Califórnia, São Francisco, discute problemas hepáticos (hepatite) em doentes que recebem terapia inibidora do ponto de controlo imunitário.

 

Neste vídeo, Brianna Hoffner, MSN, AOCNP, RN, da Universidade do Colorado, discute as medidas que os doentes podem tomar para lidar com as toxicidades cutâneas associadas à utilização de inibidores do ponto de controlo imunitário.

 

Neste vídeo, Marianne J. Davies, DNP, MSN, RN, APRN, CNS-BC, ACNP-BC, AOCNP, da Universidade de Yale, discute a insuficiência adrenal em doentes que recebem inibidores do ponto de controlo imunitário e o que os doentes devem estar atentos.