CARCINOMA ESPINOCELULAR:
DIAGNÓSTICO

Se o seu prestador de cuidados de saúde suspeitar que tem um carcinoma espinocelular, deve ser encaminhado para um dermatologista. Se o seu carcinoma espinocelular for encontrado precocemente, pode frequentemente ser tratado no dermatologista durante uma única consulta.

 

Processo de diagnóstico de carcinoma espinocelular

  • O seu dermatologista fará um historial médico, abordando o seu historial de exposição solar, qualquer outra informação médica relevante, e o seu historial (assim como o da sua família) de quaisquer outros cancros da pele
  • O dermatologista pode sugerir um exame completo da pele da cabeça aos pés para procurar outras áreas problemáticas. Pode sempre pedir ao seu dermatologista que efectue um se ele/ela não o sugerir e se não o tiver feito recentemente
  • O dermatologista determinará se necessita de uma biopsia da pele. Ele irá entorpecer a pele e retirará uma parte ou a totalidade da zona afetada. A biópsia é a única forma de saber se é realmente cancro ou não. Essa amostra será examinada por um especialista que examinará o tecido sob o microscópio
  • Finalmente, se o seu médico estiver preocupado com a propagação do cancro aos gânglios linfáticos, poderá solicitar um exame aos gânglios linfáticos (uma biopsia), bem como estudos de imagem dos gânglios linfáticos (e potencialmente outras áreas)

Preparação para uma consulta de Dermatologia para uma Suspeita de Cancro de Pele

O seu dermatologista irá rever consigo o procedimento de biopsia, discutir os riscos potenciais e benefícios, responder às suas perguntas, e obter o seu consentimento antes de fazer a biopsia. Na maioria dos casos, uma biópsia pode ser completada numa consulta de ambulatório. Pode deixar uma pequena cicatriz. O seu dermatologista irá fornecer-lhe detalhes específicos antes do procedimento.

Após a biopsia estar concluída, será enviada para um laboratório de patologia onde será examinada por um patologista ou dermatopatologista sob um microscópio para determinar se tem um cancro da pele. Um patologista é um profissional médico que utiliza testes laboratoriais e avaliação direta de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença. Um dermatopatologista é especializado em patologia da pele, uma subespecialidade de patologia e dermatologia.

O que é que o Relatório Patológico me dirá?

O especialista que analisa a sua biópsia escreve um relatório chamado relatório de patologia. O relatório de patologia conterá algumas informações chave sobre a biópsia, tais como as seguintes:

  • Se o especialista pensa se é cancro ou não
  • Se houver cancro, qual o tipo
  • O estádio do cancro com base nas características do tumor
  • Se o cancro tem alguma característica de “alto risco/agressivo”