SOBRE O CARCINOMA ESPINOCELULAR:
IMAGENS

O carcinoma espinocelular tem um aspeto variável. Pode ter um aspeto diferente em pessoas diferentes e em locais diferentes. Mas há algumas características comuns que se podem aprender a reconhecer com um pouco de prática. As imagens abaixo irão ajudá-lo a saber o que procurar num autoexame de pele.

 

Queratoses actínicas

As queratoses actínicas são precursores do carcinoma espinocelular , pelo que é importante reconhecê-las. Estes precursores, também conhecidos como queratoses solares, são causados por danos solares. Como se pode ver nas imagens abaixo, muitas vezes parecem pequenas manchas de pele, secas, escamosas, ou estaladiças. A sua cor varia desde o bronzeado escuro ao branco até à cor de carne viva, ou é uma combinação de cores. Têm uma textura rugosa que se sente ao toque.

Actinic keratoses on the forehead/scalp
Actinic keratoses on the ear

Três imagens de queratoses actínicas.

Actinic keratoses on the hand

Carcinoma Espinocelular

Seguem-se imagens clínicas do carcinoma espinocelular , começando com os estádios iniciais.

Bowen’s disease (in situ SCSC)

Nos estádios muito precoces, o carcinoma espinocelular  pode parecer uma queratose actínica. A isto chama-se doença de Bowen, um carcinoma espinocelular muito precoce que se encontra apenas na epiderme. Também é chamado carcinoma espinocelular  in situ ou carcinoma espinocelular estádio 0.

SCSC as a rough patch

O carcinoma espinocelular pode apresentar-se nos estádios iniciais. como uma mancha avermelhada áspera

Outro exemplo de como o carcinoma espinocelular nos estádios iniciais. se pode apresentar como uma mancha avermelhada áspera

SCSC with ulceration

Pode formar-se no lábio, muitas vezes no lábio inferior por causa da exposição solar.

SCSC on the nose with ulceration and overlying crust

Por vezes sangra e forma uma úlcera

outras vezes forma uma zona escamosa e crostosa.

Sometimes SCSC can be flat and brown and look like an age spot

Por vezes parece apenas uma mancha de idade, por isso é necessário ter cuidado e ter a certeza de monitorizar todas as suas manchas.

SCSC forming a cutaneous horn

Raramente, forma um pequeno chifre, como os que encontramos num animal (que é um núcleo ósseo coberto de queratina). Estes tumores podem crescer rapidamente e são um motivo de preocupação.

O carcinoma espinocelular pode formar um crescimento elevado e redondo, como se mostra no nariz desta pessoa.

Como se pode ver, o carcinoma espinocelular apresenta-se de muitas formas diferentes. Ainda que as nove fotografias aqui apresentadas sejam boas representações, o carcinoma espinocelular poderia ter um aspeto diferente em si. É por isso que é importante consultar regularmente um dermatologista e familiarizar-se com todas as manchas do seu corpo. Desta forma, pode notar novas manchas suspeitas ou alterações nas já existentes como parte de uma estratégia de deteção precoce.

Imagens com marca de água cortesia da DermNetNZ,org. Para mais informações, ver https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/nz/legalcode