SOBRE O CARCINOMA ESPINOCELULAR:
ANÁLISE GERAL

O carcinoma espinoceluar da pele (também designado carcinoma das células escamosas) é um cancro comum, e o número de casos aumenta todos os anos. Leia abaixo para saber mais sobre este cancro de pele comum.

 

Alguns Factos

O carcinoma espinocelular é o segundo cancro de pele mais comum, por detrás do carcinoma basocelular. Cerca de 1 milhão de casos de carcinoma espinocelular são diagnosticados todos os anos nos Estados Unidos. Mas isso é provavelmente uma subestimativa! Ao contrário de outros cancros, os cancros de pele não-melanoma não são seguidos por especialistas de saúde pública numa base de dados (registo), pelo que o número de casos é provavelmente mais elevado do que a estimativa.

Aproximadamente 7.000 pessoas nos Estados Unidos morrem anualmente de carcinoma espinocelular. Nas regiões sul e central dos Estados Unidos, o carcinoma espinocelular é mais comum devido ao aumento da exposição solar. Nestas regiões, a taxa de mortalidade por carcinoma espinocelular aproxima-se da do cancro do rim, cancro da cabeça e do pescoço, e melanoma.

7,000

O NÚMERO APROXIMADO DE PESSOAS QUE MORREM DE CARCINOMA
ESPINOCELULAR NOS U. S. EM CADA ANO

O carcinoma espinocelular  é um problema crescente: o número de novos casos de carcinoma espinocelular que ocorrem todos os anos (incidência) aumentou quase três vezes no período de 35 anos que terminou em 2010.

Porque é que os números estão a aumentar?

  • Estamos a fazer mais rastreios do cancro da pele, o que significa que se diagnosticam mais tipos de cancros da pele, tais como o carcinoma espinocelular
  • A população está a envelhecer – sabe-se que os carcinomas espinocelulares são causados por danos solares cumulativos na pele
  • A nossa exposição à radiação ultravioleta (UV) está a aumentar devido ao empobrecimento da camada de ozono

Detalhes sobre este cancro

O carcinoma espinocelular surge a partir de células escamosas na nossa pele. É um dos três tipos mais comuns de cancro de pele, conforme discutido abaixo. Como mostra o diagrama, a camada superior da sua pele, a epiderme, é constituída por células basais, melanócitos, e células escamosas. As células basais formam a porção inferior desta camada, mas se estas células se movem para cima, podem mudar,  transformando-se em células que escamam Se as células basais se tornam cancerosas, a condição é conhecida como carcinoma de células basais (CBC). Os melanócitos são as células que produzem um pigmento castanho chamado melanina que dá cor à nossa pele. Se estas células se tornarem cancerosas, a condição é chamada melanoma. As células escamosas, que se encontram nas porções superiores da epiderme, produzem uma proteína chamada queratina, que se encontra na nossa pele, cabelo, e unhas. Quando crescem fora de controlo e se tornam cancerosas, desenvolvem um carcinoma espinocelular Já ouviu falar de outros cancros chamados carcinomas de células escamosas? Ver a caixa Barra Lateral de Ciência.

Como é o carcinoma espinocelular? Para imagens de carcinoma espinocelular, ver Imagens. Aqui estão alguns detalhes para saber mais sobre este cancro:

  • Ocorre mais frequentemente em pele exposta ao sol, tais como a parte de trás das mãos, orelhas, couro cabeludo, etc. No entanto, o carcinoma espinocelular também pode ocorrer em locais inesperados como dentro da boca, nos genitais, dentro do ânus, ou por baixo das unhas dos pés ou mãos.
  • Parecem manchas vermelhas, escamosas, ou lombas escamosas. Por vezes, parece um crescimento semelhante a uma verruga.
  • Cresce ao longo de semanas a meses
  • Pode ser sensível/doloroso e pode ter crosta, dar comichão e sangrar
  • Varia em tamanho
  • Pode causar dormência, dor e fraqueza muscular se invadir um nervo próximo

Barra lateral de ciência

Todos estes carcinomas espinocelulares!

Alguma vez raspou o interior da sua bochecha e observou as células no microscópio na aula de ciências? Eram células escamosas, como se pode ver na imagem.

Como as células escamosas formam linhas tanto no interior como no exterior do corpo, as pessoas podem desenvolver carcinomas de células escamosas em muitas partes do corpo para além da pele, incluindo o pulmão, cabeça, pescoço, e esófago. Não fique baralhado quando estiver a fazer a sua pesquisa: cancro do pulmão de células escamosas, cancro da cabeça e do pescoço de células escamosas, cancro do esófago de células escamosas, e cancro de pele de células escamosas são todos cancros diferentes. Este website irá utilizar o termo carcinoma espinocelular para ser claro que estamos a falar de carcinoma de células escamosas que ocorre na pele.