ESTADIAMENTO DO CARCINOMA ESPINOCELULAR:
UMA DESCRIÇÃO PRÁTICA

Uma das primeiras etapas para determinar o seu plano de tratamento é estabelecer o estádio do seu cancro. Infelizmente, não existe um sistema de estadiamento universalmente aceite para o carcinoma espinocelular (para mais informações sobre a discussão em torno dos os sistemas de estadiamento, ver Barra Lateral de Ciência). Aqui apresentamos uma descrição de estadiamento do carcinoma espinocelular que é útil para o planeamento do tratamento. Baseia-se nas características de risco e na designação de doença que é local e confinada versus doença que avançou (localmente, para os gânglios linfáticos, ou mais além).

 

Carcinoma espinocelular localizado, características de baixo risco

O carcinoma espinocelular local é geralmente caracterizado por tumores mais pequenos sem características de alto risco. Tem uma probabilidade muito baixa de progredir localmente, tornando-se metastático, ou recorrente. Uma situação típica seria um carcinoma espinocelular sem características de alto risco localizado no tronco ou extremidades.

Esta imagem mostra um tumor in situ ou da doença de Bowen, onde o tumor não penetrou para além da epiderme.
Esta imagem mostra um carcinoma espinocelular de baixo risco que penetrou um pouco mais (na derme) do que o tumor in situ. No entanto, ainda não tem quaisquer características de alto risco.

Carcinoma Espinocelular Localizados, Características de Alto Risco

Estes são tumores que ainda estão localizados mas têm algumas características de alto risco. Estão em alto risco de voltarem localmente (recorrência), de se tornarem localmente avançados, ou de se propagarem (metástase).

Este tumor estende-se mais para baixo na derme e envolve os vasos sanguíneos, o que é uma característica de alto risco.

Doença Avançada

Os restantes casos podem ser descritos como doença avançada, que é a forma mais desafiante de carcinoma espinocelular. A doença avançada inclui tumores que avançaram localmente (e não podem ser geridos com cirurgia), para os gânglios linfáticos, ou para locais distantes no corpo. A maioria das pessoas que morrem de carcinoma espinocelular apresenta inicialmente uma doença avançada que ou é localmente avançada ou regional (como discutido abaixo).

Carcinoma Espinocelular Localmente Avançado

Podemos pensar no carcinoma espinocelular localmente avançado como um subconjunto do carcinoma espinocelular com características de alto risco. Estes são tumores que já penetraram profundamente abaixo da pele. Talvez seja útil pensar no carcinoma espinocelular como uma árvore – um caso localmente avançado seria aquele em que as raízes ficam tão grandes que levantam a calçada à volta da árvore ou chegam tão longe que se enrolam à volta de canos de esgoto e outras estruturas subterrâneas, causando danos extensos. Caracteriza-se por:

ste tumor invadiu a fáscia (o tecido conjuntivo que cobre o músculo que está abaixo da gordura subcutânea).
  • O tamanho do tumor é maior ou igual a 4 cm
  • O tumor é invasivo, o que significa que
    • Ataca os nervos ou tecidos à volta do osso
    • Provoca uma pequena erosão (quebra) do osso
    • Invade tecido para além da gordura subcutânea
    • Pode progredir para uma invasão extensa do “osso cortical” (osso mais profundo) ou medula óssea

Barra Lateral de Ciência

Estadiamento do carcinoma espinocelular: Muitos Caminhos para a Avaliação de Risco

Porque existem múltiplos sistemas de estadiamento para o carcinoma espinocelular? Em oncologia, o sistema de estadiamento mais utilizado (e reconhecido) é o sistema do American Joint Committee on Cancer (AJCC). Já deve ter ouvido falar de cancros de estádio I, II, III, ou IV com base neste sistema, que considera os seguintes fatores:

  • Tamanho do tumor (T) e se este se aprofundou em estruturas ou tecidos próximos, tais como o osso
  • Presença/grau de propagação (metástase) aos gânglios linfáticos próximos (N)
  • Presença de propagação (metástase) para partes distantes do corpo (M)

Embora estes fatores estejam incluídos na previsão dos resultados do carcinoma espinocelular, há muitos fatores de risco que são considerados, como delineados na secção anterior Avaliação de Risco. Pode ouvir-se mencionar qualquer um dos seguintes sistemas de estadiamento, todos eles pesando as características de alto risco de forma diferente:

  • AJCC 8th Edição Sistema de Estadiamento (TNM mais outros fatores de risco)
  • Sistema de estadiamento Brigham and Women’s Hospital (melhor para doenças locais, não inclui  agrupamentos N/M)
  • Sistema de estadiamento  National Comprehensive Cancer Network (NCCN)
  • Sistema Breuninger (tamanho do tumor e espessura histológica)

A Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda seguir as diretrizes da NCCN para orientação prática em como tratar o carcinoma espinocelular, mas sugere que os clínicos utilizem o sistema de estadiamento Brigham and Women’s Hospital para obter um prognóstico mais preciso para doentes com carcinoma espinocelular localizado.

Quais são os desafios do carcinoma espinocelular localmente avançado?

  • Existe o risco de invasão de camadas mais profundas da pele e de propagação a outras partes do corpo. Se o carcinoma espinocelular crescer dentro e à volta dos nervos, pode causar dor, dormência, ou fraqueza muscular
  • O carcinoma espinocelular pode ser difícil de tratar. Pode requerer várias cirurgias e pode causar desfiguração, requerendo uma cirurgia reconstrutiva para reparar a pele/outras estruturas
  • Como mencionado anteriormente, os doentes com doença localmente avançada correm um risco acrescido de morte por  carcinoma espinocelular em comparação com os doentes em que o tumor é mais confinado localmente

 

Quando o carcinoma espinocelular se propaga

Aproximadamente quatro por cento dos carcinomas espinocelulares irão metastizar (espalhar-se) para os gânglios linfáticos regionais ou para locais distantes (outras partes do corpo). Os doentes imunossuprimidos podem ter um risco duas a três vezes maior de metástases, o que significa que o risco de metástases pode atingir os 12%.

Carcinoma Espinocelular Regional (Doença Nodal)

A doença regional é caracterizada pelo cancro que se alastrou às proximidades. Os gânglios linfáticos são estruturas pequenas, em forma de semente, que contêm grupos de células imunitárias. A sua função é filtrar a linfa, que ajuda a limpar o material residual dos tecidos e fornece glóbulos brancos para combater as  infeções. Os gânglios linfáticos são encontrados em todo o corpo, nomeadamente no pescoço, axila e virilha. As células cancerosas propagam-se tipicamente desde o tumor primário até ao gânglio linfático mais próximo, antes de viajarem para outras partes do corpo.

Como é diagnosticada a doença regional?

Se o gânglio linfático estiver inchado ou se os gânglios linfáticos forem identificados  por imagem, então o médico recolherá uma amostra do gânglio linfático para teste através de

  • aspiração com  agulha fina, em que uma agulha fina oca é colocada numa seringa para retirar fluido/ pequenas quantidades de tecido a examinar
  • biopsia com agulha oca, que utiliza uma agulha maior com um centro oco maior (furo). Isto implica obter uma pequena secção de tecido, que lhe fornecerá mais informações
Cancro envolvendo os gânglios linfáticos. O diagrama mostra o tumor primário, bem como os gânglios linfáticos afetados.

As zonas evidenciadas a amarelo indicam o local do tumor primário no pescoço e espalha-se para o pulmão, fígado, e osso.

Carcinoma Espinocelular com Metástases Distantes

Este termo classifica doença que se propagou para outros sítios do corpo – quer para gânglios linfáticos distantes ou para os pulmões, cérebro, ou outros órgãos, resultando em metástases distantes.

O seu médico pode aconselhá-lo se necessitar de fazer exames de imagiologia para despistar doença metastática. Ele irá prescrever esses exames se tiver determinados sintomas ou testes laboratoriais anormais. As imagens adicionais podem incluir tomografia computorizada (TC) ou tomografia por emissão de positrões (PET-CT). É importante notar que a maioria dos doentes com carcinoma espinocelular não necessitará de um TC, uma vez que o risco de doença metastática distante é de apenas 0,4%.

Termos Chave:

A tomografia computorizada (TC) é um procedimento que utiliza um computador ligado a uma máquina de raios X para fazer uma série de imagens detalhadas de áreas no interior do corpo. As fotografias são tiradas de ângulos diferentes e são utilizadas para criar imagens tridimensionais (3-D) de tecidos e órgãos. Um corante pode ser injetado pela veia ou engolido para ajudar os tecidos e os órgãos a aparecerem mais claramente. Uma TC pode ser utilizada para ajudar a diagnosticar a doença, planear o tratamento, ou  para saber o quão bem o tratamento está a funcionar.  Também chamado TAC, tomografia axial computorizada

PET-CT é um procedimento que combina as imagens de uma tomografia por emissão de positrões (PET) e de uma tomografia computorizada (TC). As tomografias PET e TC são feitas ao mesmo tempo com a mesma máquina. As digitalizações combinadas dão imagens mais detalhadas de áreas dentro do corpo do que qualquer uma delas dá por si só. Uma tomografia PET-TC pode ser utilizada para ajudar a diagnosticar doenças como o cancro, planear o tratamento, ou para saber como o tratamento está a funcionar. Também chamada tomografia computorizada por tomografia de emissão de positrões.

Discutir o seu Relatório de Patologia

Aqui estão algumas perguntas que pode fazer ao seu prestador de cuidados de saúde sobre o seu relatório de patologia e estadiamento de carcinoma espinocelular. Poderá ser útil rever a página anterior Características de Alto Risco, bem como esta página, para que esteja familiarizado com alguns dos conceitos/terminologia.

Conversando com o seu médico sobre os resultados da biópsia

Este é um tipo particular de carcinoma espinocelular?
Tenho alguma característica de alto risco? Se sim, quantas e quais são?
Qual é o meu estádio? Qual é o sistema de estadiamento que está a utilizar?
O meu carcinoma espinocelular está localizado ou espalhou-se para os meus gânglios linfáticos – ou para além deles?
Posso ter uma cópia do relatório de patologia?
Qual é o meu prognóstico? Como é que estabeleceu isso?
Preciso de recorrer a outros especialistas (tais como um oncologista médico, oncologista de radiação, ou cirurgião de cabeça e pescoço)?