ESTADIAMENTO DE CARCINOMA ESPINOCELULAR:
CARACTERÍSTICAS DE ALTO RISCO

Certas características de alto risco são marcadores de um carcinoma espinocelular agressivo. Estas características estão relacionadas com a localização, tamanho e características patológicas do tumor, bem como com certas características do doente.

 

Quando o especialista examina a sua amostra de patologia da biopsia, avaliará se o seu cancro está ou não avançado. Se o tumor não estiver avançado e ainda estiver localizado, um passo crítico é determinar se o tumor tem características de alto risco que sugerem que é agressivo. O que é um comportamento agressivo para um carcinoma espinocelular? Podemos pensar num cancro de pele agressivo (como outros cancros) como um cancro que se propaga para locais do corpo distantes. Mas os carcinomas espinocelulares também podem agir agressivamente quando se espalham localmente e invadem outros tecidos como os nervos, ossos e outras estruturas. Estima-se que 5% dos carcinomas espinocelulares sejam agressivos, o que significa que correm um risco acrescido de causar muitos danos quando crescem profundamente abaixo da sua pele, voltam a surgir no mesmo local, ou se espalham para outras partes do seu corpo.

Abaixo estão as características que tornam o carcinoma espinocelular de alto risco. Estas podem estar relacionadas com o tumor primário (original) ou com as características da pessoa que tem o tumor.

Características de Alto Risco do Tumor Primário

Tamanho grande: Tamanho superior a 20 mm (2 cm ou cerca de 0,8 polegadas, o diâmetro de uma moeda). Esta designação aplica-se a tumores no tronco e nas extremidades

Localização problemática:

  • Em locais sensíveis/mucosais (como os genitais), bem como em áreas que tendem a ter muita exposição solar, como o rosto central, pálpebras, sobrancelhas, no nariz, lábios, queixo, mandíbula, têmpora e ouvido(a área da máscara)mãos e pés
  • Numa zona sem cabelo
  • Num sítio com danos cutâneos anteriores. Isto pode incluir uma zona que esteja inflamada, que tenha uma ferida ativa, que tenha uma cicatriz, ou que já tenha sido tratada com radiação antes. A isto chama-se uma úlcera de Marjolin.

Características Invasivas Específicas:

  • Invadindo a uma profundidade superior a 6 mm abaixo da superfície da pele. Isto estender-se-ia para além da camada de gordura que se encontra abaixo da superfície da pele (gordura subcutânea)
  • Invadindo osso , músculo, ou cartilagem
  • Crescendo em vasos sanguíneos ou em nervos

Alguns sintomas: Causando dor e comichão (que pode indicar envolvimento neurológico)

Determinados subtipos tumorais: acantolíticos, desmoplásicos e metaplásicos

Presença de tumores múltiplos

Menor Diferenciação: Este detalhe do tumor é algo relatado no relatório de patologia – significa que o tumor está a agir de forma “mais jovem” e menos como uma célula escamosa madura. Esta designação significa que tem um maior potencial para causar problemas.

Uma história de tumores anteriores que regressam

 

Características de Alto Risco do doente

Imunossupressão resultante dos regimes imunossupressores utilizados após transplante de órgãos, infeção com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ou determinados cancros sanguíneos

Idade avançada com tumor(es) na cabeça e pescoço

Uma história de exposição solar muito intensa/prolongada

Quanto maior for o número de características de alto risco, mais provável é que o carcinoma espinocelular tenha um mau resultado. Para ver como as características de risco estão integradas no estadiamento do carcinoma espinocelular, ver ESTADIAMENTO DO CARCINOMA ESPINOCELULAR: DESCRIÇÃO PRÁTICA.

Exemplos de características de alto risco

Abaixo encontram-se imagens que ilustram algumas das características de alto risco descritas em Características de Alto Risco do Tumor Primário.

O grande tamanho deste tumor (maior que 20 mm de diâmetro) torna-o de alto risco

 

Uma representação da área de máscara. Os tumores que surgem nesta área são de alto risco.

 

Um cancro de pele de células escamosas de alto risco no ouvido (na região da máscara).

 

Um cancro de pele de células escamosas de alto risco no lábio inferior (na região da máscara). Os tumores são mais comuns no lábio inferior do que no lábio superior devido a uma maior exposição solar.