TRATAR O CARCINOMA ESPINOCELULAR:
POR ESTÁDIO

Ao selecionar um tratamento para o carcinoma espinocelular, você e o seu médico discutirão a estádio da sua doença, quaisquer outras condições médicas que possa ter, e as suas preferências pessoais para diferentes tipos de tratamentos. Esta secção revê recomendações de tratamento por estádio e fornece algumas orientações sobre como pesar o eficácia, segurança, comodidade, e outros fatores de tratamento que são importantes para si.

 

Queratoses actínicas

Uma vez que as queratoses actínicas são consideradas lesões precursoras de cancro, o seu médico pode recomendar um tratamento agressivo para estas. A decisão da abordagem terapêutica depende da sua saúde, de quantas queratoses actínicas possui, onde estão, e como são. Podem ser tratadas em ambulatório por crioterapia, um peeling químico de grau médico, curetagem e electrodisseção, terapia fotodinâmica, ou laser (para cancros no lábio). Separadamente ou em adição, o seu dermatologista pode recomendar tratamentos tópicos que pode aplicar em casa, tais como creme de 5-fluorouracil (5-FU), gel de sódio diclofenac, imiquimod, ou mebuto de ingenol. Certifique-se de ter uma conversa sobre estas opções com o seu dermatologista para determinar a melhor abordagem para si.

Carcinoma Espinocelular Locais de Baixo Risco (Incluindo Doença De Bowen, Cancro in Situ)

Para os carcinomas espinocelulares locais de baixo risco, as abordagens padrão são:

  • Curetagem e electrodisseção (mais comumente utilizada para o carcinoma espinocelular in situ)
  • Excisão local ampla
  • Radioterapia (se a cirurgia não for apropriada/ exequível)

O que acontece se a sua cirurgia não remover todo o cancro? Tipicamente, será realizada outra cirurgia. Se isso não for possível, então a radioterapia será considerada.

Carcinoma Espinocelular Locais de Alto Risco

Se o seu tumor for de alto risco, então poderá ser candidato aos seguintes tratamentos:

  • Excisão local ampla
  • Cirurgia de Mohs
  • Radioterapia
  • Tratamento sistémica (se a radioterapia curativa não for viável)

O que acontece se a cirurgia não conseguir for completamente bem sucedida ou o seu médico encontrar características adicionais preocupantes do tumor? Se a cirurgia não remover todo o cancro, outra cirurgia pode ser uma opção. Se isso não for possível, pode ser considerada radioterapia, tratamento sistémico, ou um ensaio clínico. Além disso, se forem encontradas características adicionais de alto risco, o seu médico pode alterar o plano de tratamento. Ver Considerações Clínicas, abaixo.

Carcinoma Espinocelular Avançado

Carcinoma Espinocelular Localmente Avançado

Se tiver carcinoma espinocelular localmente avançado, as opções de tratamento recomendadas incluem:

  • Excisão local ampla
  • Cirurgia de Mohs
  • Radioterapia
  • Tratamento sistémica (se a cirurgia curativa ou radioterapia não for viável)

Doença Regional

Se o seu médico colher uma amostra do gânglio linfático através de aspiração com agulha fina , ou biopsia  e encontrar gânglios positivos, serão tomadas várias medidas:

  • TC com contraste de toda a área dos gânglios linfáticos paraobservar o  tamanho e  número de gânglios que têm cancro, e respetiva localização
  • TC ou PET/TC para excluir outras metástases noutros locais do seu corpo
  • Uma vez concluída o exame, os seus médicos determinarão se a cirurgia é possível. Se a cirurgia for possível (ver Barra lateral de Ciência), eles removerão os gânglios linfáticos afetados num processo chamado dissecção dos gânglios linfáticos. Irá muito provavelmente receber radioterapia para matar quaisquer restos de células cancerosas e impedir o seu regresso (neste caso, a radioterapia é um tipo de tratamento adjuvante)
  • Se a cirurgia não puder ser concluída, a sua equipa pode fornecer radioterapia (se possível) e tratamento sistémico, muito provavelmente com cemiplimab ou pembrolizumab

Doença Metastática Distante

Para aquele pequeno subgrupo de doentes com carcinoma espinocelular  que têm uma doença distante, a recomendação é um tratamento sistémico ou um ensaio clínico. A cirurgia ou radioterapia pode ser considerada para sítios sintomáticos como cuidados paliativos.

Ver Considerações Clínicas, abaixo.

Barra lateral de ciência

A biopsia do gânglio linfático sentinela é utilizada no carcinoma espinocelular?

Não por rotina. Existem diferentes formas de classificar os gânglios linfáticos que contêm cancro. Alguns são visíveis a olho nu ou palpáveis (o que significa que podem ser sentidos pela mão).  Alguns gânglios envolvidos não são visíveis ou palpáveis e só são encontrados por uma biópsia do gânglio linfático sentinela (GLS). Os GLS são os primeiros gânglios  (ou um único gânglio) para o qual a linfa flui e para o qual o cancro pode mover-se quando deixa a pele. Para realizar uma biópsia de GLS, um médico injetará um marcador radioativo ou corante (marcador) na área próxima da localização primária do tumor; o marcador viajará através do sistema linfático até ao(s) gânglio(s) sentinela, e isto ajudará o cirurgião a visualizá-los/identificá-los. O(s) GLSs) será(ão) então removido(s) e examinado(s) para células cancerígenas. Os nódulos linfáticos que são identificados como tendo células escamosas de carcinoma apenas realizando uma biópsia GLS são classificados como ocultos, uma vez que não são palpáveis nem visíveis a olho nu. Em geral, quando o envolvimento dos gânglios linfáticos é oculto versus visível ou palpável, marca um melhor curso da doença.

Estudos recentes sugerem que a biopsia GLS pode ajudar a identificar doentes com carcinoma espinocelular  e características de alto risco que têm pequenas metástases nos seus gânglios linfáticos regionais antes de se tornarem aparentes ao toque e à visão. Os doentes com cancro palpável ou visível têm geralmente um prognóstico pior do que os doentes que têm “nódulos microscópicos”. Contudo, até à data não é claro se nos doentes com um GLS positivo e fazer uma dissecção completa dos gânglios linfáticos (removendo todos os gânglios linfáticos na área nodal) ou radioterapia adjuvante melhora realmente os resultados para estes doentes em termos de recorrência ou metástases. Por esta razão, o papel da biópsia SLN continua controverso no cancro de pele de células escamosas.

Termos chave:

Disseção dos nódulos linfáticos: Um procedimento para remover gânglios linfáticos afetados por cancro ou gânglios linfáticos em que existe uma elevada probabilidade de que o cancro se tenha propagado. Se apenas alguns dos gânglios linfáticos forem removidos, chama-se dissecção dos gânglios linfáticos regionais. Se a maioria ou todos os gânglios linfáticos forem removidos, chama-se uma dissecção radical dos gânglios linfáticos. A dissecção dos gânglios linfáticos é uma grande cirurgia e há potenciais efeitos secundários a curto e longo prazo. Para uma discussão sobre o efeito a longo prazo de linfedema, ver VIVER COM CARCINOMA ESPINOCELULAR.

Cuidados Paliativos: Alívio dos sintomas e do sofrimento causado pelo cancro e outras doenças potencialmente fatais.  Os cuidados paliativos ajudam o doente a sentir-se mais confortável e melhora a qualidade de vida, mas não cura a doença.

Considerações Clínicas:

Quando é que preciso de um especialista para o meu carcinoma espinocelular?

Para 95% dos casos de carcinoma espinocelular, o seu dermatologista ou cirurgião especialista pode gerir a doença cirurgicamente. Mas se o seu tumor tiver características de alto risco, pode fazer sentido procurar um dermatologista que trabalhe num ambiente de equipa multidisciplinar, onde haja acesso facilitado a outros especialistas em radioterapia, oncologia cirúrgica, cirurgia de cabeça e pescoço, e oncologia médica. Este cenário é tipicamente o caso de dermatologistas académicos ou dermatologistas associados a um centro oncológico.

Se o seu dermatologista não conseguir curá-lo cirurgicamente, poderá ser necessária uma abordagem de equipa multidisciplinar para tratar o seu carcinoma espinocelular. As situações típicas que justificam esta abordagem incluem:

  • Tumores cirurgicamente desafiantes (ou de alto risco) na região da cabeça e do pescoço Crescimento progressivo do tumor
  • Tumores que surgem em doentes imunodeprimidos Tumores que surgem na pele dentro de uma doença crónica traumática/ulcerosa que se espalhou para os gânglios linfáticos regionais
  • Doença que se propagou (metástase) para o osso, fígado, pulmão, etc.

Nota: Os doentes que são imunocomprometidos após transplante de órgãos sólidos têm considerações especiais em termos de redução da sua terapia de imunossupressão e/ou mudança para um inibidor de rapamicina (mTOR) quando têm um cancro de pele com risco de vida ou desenvolvimento rápido de múltiplos tumores. Nestes contextos, a equipa de transplante deve ser consultada como parte da equipa multidisciplinar de gestão do carcinoma espinocelular.

Um Caso Especial para O Carcinoma Espinocelular Da Cabeça E Do Pescoço

O carcinoma espinocelular da cabeça e pescoço requer uma abordagem multidisciplinar especializada, dados os desafios cirúrgicos nesta região. Normalmente, será consultado um cirurgião de cabeça e pescoço. Atualmente, para doentes com apenas um pequeno gânglio linfático envolvido (menos de 3 cm de diâmetro), esse gânglio linfático deve ser removido, bem como qualquer outro daquele lado do pescoço que pareça suspeito de carcinoma espinocelular. Além disso:

  • Se houver um gânglio linfático maior envolvido ou se estiver envolvido mais de um gânglio linfático, então todos os gânglios linfáticos desse lado devem ser removidos
  • Se for encontrado cancro nos gânglios linfáticos de ambos os lados do pescoço, então todos os gânglios linfáticos de ambos os lados devem ser removidos
  • Se o cancro estiver nos gânglios linfáticos parotídeos, a recomendação é também remover parte da glândula parótida que drena para esses gânglios linfáticos, bem como alguns dos outros gânglios linfáticos

Para uma discussão sobre a disseção dos gânglios linfáticos para o cancro da cabeça e do pescoço e como se preparar para essa cirurgia, ver https://www.mskcc.org/cancer-care/patient-education/neck- disseção

Ponderar as suas opções de tratamento

Uma vez conhecidas as opções baseadas no estádio da sua doença, pode ponderar  a eficácia, segurança, comodidade e outros fatores de tratamento que são importante para si. Considere rever a seguinte ficha de trabalho com o seu médico.

Clique aqui para descarregar um PDF da folha de

*Ao longo destas secções de tratamento, fazemos referências às estratégias de tratamento recomendadas. Consultamos a Academia Americana de Dermatologia (AAD) e as directrizes da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) sobre estes tópicos. Estes grupos profissionais são as principais autoridades em matéria de gestão do cancro da pele. Para consultar estas diretrizes, ver RECURSOS.