TRATAR O CARCINOMA ESPINOCELULAR:
OPÇÕES DE TRATAMENTO

Depois de ter revisto o relatório de patologia e o estadiamento, é altura de planear a estratégia de tratamento. Esta secção discute os diferentes tipos de tratamentos que estão disponíveis para o carcinoma espinocelular e as suas vantagens e desvantagens.*

 

Tratamentos de superfície/ destrutivo

Estes tratamentos são aplicados diretamente na sua pele para tratar o carcinoma espinocelular.

Curetagem e Electrodisseção (C&E)

Neste procedimento, o médico raspa o cancro da sua pele (curetagem). Depois aplica calor para destruir quaisquer células cancerígenas remanescentes (electrodisseção), o que também pára qualquer hemorragia que possa surgir.

Vantagens:

  • É rápido, frequentemente realizado em consulta de ambulatório
  • Não requer pontos (ou uma consulta de seguimento para os retirar)
  • É uma opção não-invasiva para pessoas que não querem ou não toleraram um procedimento mais invasivo
  • Para grupos de alto risco que têm múltiplos carcinomas espinocelulares, C & E permite o tratamento rápido de múltiplos cancros ao mesmo tempo. É apenas importante verificar a patologia para ter a certeza de que não existem características de alto risco

Desvantagens:

  • Não funciona bem em áreas que têm cabelo
  • Pode não sarar tão bem como uma excisão, por isso provavelmente não deve ser usado numa área do corpo em que esteja preocupado com a aparência
  • Se o tumor for mais profundo do que o esperado, pode ainda ter de ser removido cirurgicamente
  • Não é tão eficaz como a cirurgia

Criocirurgia

Este procedimento envolve a aplicação de uma substância fria, como o azoto líquido, no tumor levando ao seu congelamento. Pode ser considerado para o carcinoma espinocelular  de baixo risco quando tratamentos mais eficazes não são aconselhados ou são impraticáveis. Também pode ser considerados em indivíduos com condições que  levam à formação de um grande número de tumores.

Facto vs Ficção

Não posso simplesmente usar um medicamento tópico como Aldara®? Funcionou para o cancro de pele da minha irmã.

DISCUTÍVEL. Medicamentos tópicos como o Aldara são utilizados para queratose actínica e carcinoma basocelular, mas organizações médicas respeitadas não concordam sobre a sua utilização no carcinoma espinocelular. Aldara não é geralmente recomendado para doentes carcinoma espinocelular, exceto em alguns casos in situ (não invasivos). Do mesmo modo, O 5-fluorouracil (5-FU) tópico, que é um tipo de quimioterapia, não é recomendado como tratamento para o carcinoma espinocelular.

Cirurgia

Existem dois tipos gerais de cirurgia para o carcinoma espinocelular:

Excisão Local Ampla

Um dermatologista (ou cirurgião especializado) corta o cancro e uma área em redor do tumor. A remoção de uma parte extra da pele (uma margem larga) assegura que todo o cancro foi retirado. Se houver uma margem suficientemente grande de pele normal à volta das células cancerígenas, o seu tratamento está completo. Caso contrário, o seu médico poderá ter de que repetir o tratamento e retirar mais.

Cirurgia de Mohs (CM)

cirurgia Mohs é recomendada para o carcinoma espinocelular  que é provável se repita (volte) ou que esteja numa área onde não se queira remover muita pele (como o rosto, pescoço, ou mão).

Na cirurgia de Mohs (também chamada cirurgia de excisão microscópica controlada), estará acordado enquanto o cirurgião retira a menor quantidade de tecido necessária para tratar o cancro. Muitas vezes este procedimento pode ser feito no consultório médico simples, mas por vezes precisa de ser realizado num centro cirúrgico. É feito num hospital raramente, apenas quando a cirurgia será extensa.

O cirurgião remove o cancro de pele que pode ser visto. Em seguida, uma fina camada de pele circundante é cortada e examinada sob um microscópio. Se forem encontradas células cancerígenas nessa camada adicional, o processo será repetido até que nenhuma célula cancerígena possa ser vista. O cirurgião decidirá então a melhor maneira de tratar a ferida.

Radioterapia

A radioterapia é utilizada se não se puder submeter a cirurgia ou se realmente não o quiser. A radioterapia também pode ser utilizada para além da cirurgia para ajudar a prevenir que o cancro regresse (tratamento adjuvante). Os tumores mais pequenos e mais finos podem responder bem a este tipo de tratamento. Finalmente, se o cancro da pele tiver crescido em profundidade ou alastrado, a radioterapia pode ajudar a sentir-se mais confortável, porque pode controlar alguns dos sintomas associados ao cancro.

Os diferentes tipos de radioterapia utilizados para tratar o carcinoma espinocelular são:

  • Radioterapia superficial: Os feixes de radiação são direcionados apenas abaixo da pele, tratando unicamente o tumor
  • Radioterapia por feixe externo: feixes de radiação de alta energia são dirigidos para o tumor a fim de matar células cancerígenas, mas não são colocadas fontes de radioatividade dentro do seu corpo
  • Braquiterapia: Os implantes radioativos são colocados diretamente no interior (ou perto) do cancro. Também chamada radiação interna, este tratamento é também utilizado para tratar o cancro da próstata

A terapia fotodinâmica é um tratamento que utiliza radioterapia ativada por luz. Embora este tipo de tratamento seja utilizado para alguns carcinomas basocelulares, não é considerado eficaz para o carcinoma espinocelular. Da mesma forma, a terapia laser também não é considerada eficaz para o carcinoma espinocelular.

Termos chave:

Tratamento adjuvante: Tratamento adicional do cancro dado após o tratamento primário para diminuir o risco de que o cancro volte. Para o carcinoma espinocelular, o tratamento primário é geralmente a cirurgia. O tratamento adjuvante pode incluir quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, terapêutica dirigida, terapia biológica, ou imunoterapia.

Terapêutica sistémica

A terapêutica sistémica é um tratamento que atua em todo o seu corpo. Dois medicamentos de terapêutica  sistémica são atualmente aprovados pela U.S. Food and Drug Administration (FDA) para o carcinoma espinocelular : cemiplimab e pembrolizumab. Ambos são medicamentos de imunoterapia, o que significa que ajudam o seu sistema imunitário a combater cancro.

Cemiplimab

Cemiplimab (Libtayo®) como monoterapia é indicado para o tratamento de pacientes adultos com doença escamosa cutânea metastática ou localmente avançada (mSCC ou laSCC), que não sejam candidatos a cirurgia curativa ou radioterapia.

Em ensaios clínicos, o cemiplimab reduziu tumores em cerca de metade dos doentes com carcinoma espinocelular Esta redução durou seis meses ou mais em 61% dos doentes que responderam ao cemiplimab. Numa pequena proporção (cerca de 4%) dos doentes os tumores desapareceram completamente. O cemiplimab causou efeitos secundários que são tipicamente observados com inibidores de PD-1, que estão na sua maioria relacionados com a ativação do sistema imunitário. Estes efeitos secundários incluíam problemas pulmonares, problemas intestinais, problemas hepáticos, problemas hormonais, problemas renais, e problemas de pele como erupções cutâneas, bolhas, e feridas na boca. Para mais informações sobre estes problemas, ver Lidar com os Efeitos Secundários do Tratamento (Viver com carcinoma espinocelular).

Pembrolizumab

KEYTRUDA sozinho ou em combinação com quimioterapia platina-5-fluorouracil (5-FU) é indicada para o tratamento de primeira linha do carcinoma espinocelular da cabeça e do pescoço metastásico ou recorrente não previsível, em adultos cujos tumores exprimem PD-L1 com um CPS ≥ 1 (ver secção 5.1).

KEYTRUDA como monoterapia é indicada para o tratamento do carcinoma espinocelular do recorrente ou metastático da cabeça e pescoço, em adultos cujos tumores exprimem PD-L1 com um TPS ≥ 50% e quando há progressão durante ou após o tratamento com quimioterapia contendo platina.

Fim do Tratamento e Cuidados Continuados

Pode ter tido um ou uma combinação de tratamentos detalhados nesta página, mas agora que o tratamento terminou, poderá estar a perguntar a si mesmo: “E agora?”